Título original:
Pagar pau pra gringo
Texto: Pierre do B (Bra)
![](http://2.bp.blogspot.com/_5ixwvisZkLg/TLJOhWc8bWI/AAAAAAAAAFU/x0mzQaItYSA/s1600/joelhos_gringo.jpg)
Quando um gringo vem ao Brasil, a Classe Média se apressa em fazê-lo se sentir o mais confortável possível. Ele passa a ser o centro das atenções. Se for um intercambista, ficará no melhor quarto da casa do hospedeiro. A comida terá um incremento inédito de qualidade, a limpeza será realizada com o maior apuro possível, e muitas vezes até a decoração terá que mudar, de modo a denotar que os donos da casa, apesar de brasileiros, possuem refino e bom gosto. Se for turista, fará também a alegria dos comerciantes em geral.
Nossa Classe Média mostrará como podemos ser um povo bem hospitaleiro (aliás, esta talvez seja a única situação na qual o médio-classista se incluirá na definição de "povo"). O gringo se surpreenderá com o esforço que as pessoas farão para se comunicar com ele em inglês, ao invés de ele ter que seguir o caminho normal, aprendendo um mínimo do idioma local. O gringo será sempre a companhia mais desejada em público. O status de ser amigo de um estrangeiro, entre a Classe Média, não tem preço. Se você tiver esse privilégio, aprendiz de médio-classista, terá que fazê-lo demonstrando, com o olhar e o sorriso altivo, aquele sentimento de estar um patamar acima dos seus iguais. Enquanto for coadjuvante de gringo, você despertará a inveja e o respeito nos corações da Classe.
Logicamente, para se encaixar na categoria “gringo”, nem todo estrangeiro é permitido. A prioridade, claro, é para estadunidenses e europeus ocidentais. Depois vêm os naturais de países anglófonos “de primeiro mundo”, seguido pelos asiáticos “de primeiro mundo”. Pessoas de países em situação econômica pior que a do Brasil não são facilmente aceitas nesta condição. Neste caso, é bom que seja uma pessoa loira. Mas, na falta de um gringo "tipo A" para esfregar na cara do resto da Classe Média, até argentino está valendo.
Muito bom esse texto, perfeito...só vale uma observação se tem cara de pobre e se for mulher a aparição em público tem o efeito contrário, as pessoas ficam comentando que ele esta tendo um "caso" com o gringo pra ter o que comer e dinheiro para comprar roupas...rsrsrs
ResponderExcluirObrigado querida, adoramos seu comentário, e pedimos pra se assinar no Blog como "Seguidora"...! Assim você sempre vai receber os nossos novidades, e nós a possibilidade de ganhar mais um comentário de você...! Bjssss.
ResponderExcluir