10 motivos porque os gringos acham que amamos o Orkut
Texto: Isaías Malta
Ninguém entende porque o Orkut só deu certo no Brasil e na Índia, será que a simples explicação da devassidão das nossas mulheres e o voyeurismo dos nossos homens e os deles (em espionar as nossas) é suficientemente forte para explicar tamanho sucesso? Quem responder cabalmente a estas perguntas, pode entrar em contato com o Google que será contratado a peso de ouro, pois o que eles mais procuram nestes momentos é encontrar as chaves de uma Rede Social perfeita que agrade gregos e troianos, algo como um segundo pulo do gato do Facebook.
Usuários de Orkut 2010 | |||
![]() | Brasil | 48.0% | |
![]() | Índia | 39.2% | |
![]() | Estados Unidos | 2.2% | |
![]() | Japão | 2.1% | |
![]() | Paquistão | 1.0% | |
Outros | 5.3% |
Então, veja a seguir o que os gringos pensam sobre o nosso fascínio orkutiano, que com apenas dois países no seu portfólio conquistou 110 milhões de almas, posição onde estancou e de onde nunca mais foi para frente.
1) Os brasileiros são tão incrivelmente gregários, que poderíamos defini-los como tribalistas. Lá as pessoas tendem a se organizar em grupos homogêneos que compartilham interesses comuns: fãs de Heavy Metal, evangélicos, sambistas, macumbeiros, funkeiros, simpatizantes/odiadores do PT, cultuadores da Skol ou Kaiser, etc.
2) O grande forte do Orkut é a facilidade de criação das “comus”, que tanto caíram no gosto dos internautas, que a maioria dos orkutianos aderem a dezenas e até a centenas dessas comunidades que tratam de todos os assuntos, desde os nonsense aos mentecaptos: Paixões: comer, meus amigos – Eu vejo siri onde não tem – Eu sou muito louco – Libertação dos Anões de Jardim – Eu nunca tive um gorila – Eu tenho ódio platônico – O olhinho que vê tudo me viu – Nunca apanhei de um canguru.
3) Brasileiros gostam de “tudo que é seu” e tem orgulho daquilo que são bons, futebol, música, cultura, predominância econômica na América do Sul, etc. No momento que souberam que os gringos haviam abandonado em massa e que o Orkut se tornara praticamente “brasileiro”, aderiram com mais entusiasmo.
4) A palavra Orkut é extremamente fácil de ser pronunciada em português, diferentemente de Facebook, MySpace, Twitter, Yahoo, etc. Quando os brasileiros pronunciam “Orkut”, acentuam o T final, cujo resultado é o sonoro “ti”, ou seja, vira uma palavra fácil de pronunciar e lembrar na próxima vez que sentam na frente do computador (eles realmente nos tomam como macacos!).
5) Há uma enorme semelhança fonética entre as palavras Yakult e Orkut. Ora, sabe-se que a maioria das crianças brasileiras costuma beber este popular leite fermentado de origem japonesa, o que rendeu popularidade, não intencionalmente planejada, à Rede Social do Google.
6) Os brasileiros são extremamente desconfiados, em virtude das pressões exercidas pelas gritantes diferenças sociais. Neste contexto, o Orkut lhes oferece ferramentas efetivas (fuçar antes no perfil dos outros) de avaliação prévia dos potenciais novos amigos.
7) Os brasileiros são extremamente exibicionistas (principalmente as mulheres) e pouco se importam com configurações de privacidade na Internet. Acrescente-se a isto a vocação voyeurista dos homens que tem a mania de ficar fuçando nos perfis femininos para descobrir novas oportunidades sexuais, e temos o prato cheio da preferência nacional pelo Orkut. (Quem navega pelos álbuns de fotos do Orkut sabe do que os gringos estão falando.)
8) Um dos grandes entraves a separar o Brasil das nações desenvolvidas é o fato de ser um dos campeoníssimos mundiais de péssima distribuição de renda. Ora, o corolário disto é o fracasso acachapante do sistema educacional, que unido à desgraça do país ter mais de 50 milhões de pobres, trouxe à lume a classe dos chamados “excluídos digitais”. Logo, neste dantesco cenário de precária cultura informacional, o Orkut caiu como uma luva, cuja interface simples e intuitiva contrasta com a complexa operacionalidade do Facebook, que fica parecendo um painel de controle da NASA. (Mexer no Orkut é Mara!)
9) Os brasileiros são tão leais a marcas e produtos (ignorantes?), que compram impulsivamente antes de pesquisar na Internet as impressões dos outros usuários sobre aquele produto. Tal fidelidade cega explica simultaneamente o sucesso do Orkut e da bomba fotográfica chamada Tekpix.
10) No Brasil, o sistema de buscas do Google é uma das maiores unanimidades do mundo, sendo percentualmente mais usado neste país do que nas terras do Tio Sam. Seria este uso massivo o fator alavancador do tremendo sucesso do Orkut?
Logicamente, que junto aos pensamentos dos gringos embuti os meus próprios, pois eles jamais terão uma leitura suficientemente ladina da nossa realidade que lhes permita compreender as nossas complexas percepções, paradoxalmente anti-cosmopolitas e desejosas de relacionamentos com estrangeiros.
Por mais que os gringos questionem, não conseguem vislumbrar as razões lógicas do Orkut ter decolado apenas no Brasil e Índia. Os reais motivos, provavelmente ligados às peculiares idiossincrasias locais, talvez nunca venham a ser completamente elucidados, o que tem obstaculizado a voracidade do Google em criar uma Rede Social de penetração realmente global, que pelo menos repita o meio bilhão de almas amealhado pelo Facebook.
Quem souber objetivamente tais respostas, certamente estará multimilionário da noite para o dia, como conseguiu fazer Mark Zuckerberg quando criou o Facebook, aquilo que poderá se tornar a ruína do Google.
Referências:
» Why Brazil loves Orkut!
» Social Network World Map: Why do Indians & Brazilians love Orkut?
Um tal Natália teve o seguinte comentário:
"Orkut é falta de cultura. Há pessoas que têm 2, 3 perfis lá e acham que quanto mais gente ter, mais legal ela é. E nem se importam com a qualidade de pessoas adicionando elas, fakes, pessoas que se acham. Ah, sem contar aquelas pessoas que fazem propaganda grátis de marcas de roupas/sapatos acessórios, tipo "Oakley" entre outros que não quero divulgar de graça. Sinceramente, brasileiros no orkut, só tem putaria, babaquice, burrice e tudo que é ruim. Raras exceções que se salvam."
E um Anônimo diz:
"O decimo-primeiro motivo: No Brasil a grande maioria das pessoas é idiota, daí a facilidade de gostar de uma bosta como o Orkut."
Um tal Daniel comentou:
"Gosto do Orkut pela interface simples e a existência de comunidades, que é uma idéia muito boa.O problema é a banalização de contas e a P*TARIA que tomou conta da coisa, é uma pena mesmo.
Tenho Facebook tb, não falo mal de nada, mas o povo tem que parar de ser paga-pau dos gringos."
Nenhum comentário:
Postar um comentário