segunda-feira, 11 de outubro de 2010

O APITO DOS GRINGOS NO BRASIL

Autor: Arciso Antonio
Da redação do site povosdaamazonia.com.br


Em nem um pais do mundo tem tanta fauna e flora preservada como temos no Brasil, nem um pais do mundo tem tantas regalias aos povos indígenas como temos no Brasil, nem um pais do mundo tem leis ambientais tão severas como temos no Brasil, nem um pais do mundo tem tantas ONGs, dando ordens como temos no Brasil, nem um país do mundo tem um potencial tão grande de riquezas e um povo tão pobre e carente como temos no Brasil, porque somos tão fortes e nos acovardamos tanto diante dos verdadeiros destruidores do planeta?

Covardia ou submissão, falta de atitude ou negligencia, fraqueza ou falta de hombridade e patriotismo, falta de governo ou sobra de corruptos, o que esta acontecendo com nosso país?
Porque nos, que temos as maiores reservas de florestas, animais e água potável do planeta, e temos que bater continência para quem destruiu toda a natureza que tinha em seus territórios e hoje vem em nosso país ditar regras para nos Brasileiros, que somos exemplos de preservação para o mundo todo?
[CORRUPÇÃO]
Esta é a maior inimiga do Brasil e dos brasileiros, é pela corrupção que as [ONGs se ploriferam] no Brasil, é pela corrupção que os euros do fundo Amazônia desaparecem sem deixar vestígios, é pela corrupção que as bocas se calam, ou distorcem verdades, é a corrupção que torna os humanos inferior aos animais, é ela, a corrupção que da as ordens no Brasil.


Nem mesmo 15% dos Brasileiros conhecem a realidade da Amazônia, mas 90% da população do planeta acha que tem a solução sertã para resolver os problemas desta região brasileira, todos querem dar sua opinião e todos são ouvidos, mas ninguém se importa com as 27 milhões de pessoas que vivem na Amazônia e realmente conhecem a Amazônia, somente a opinião dos amazônicos não tem peso nas decisões que os grandes congressos mundo a fora promovem para decidirem sobre a Amazônia.


Quantas florestas do tamanho da selva amazônica teríamos no planeta se cada proprietário de terá de todo o globo terrestre replantasse 3% de suas propriedades com florestas?
Porque somente quem vive na Amazônia tem a obrigação de sustentar o planeta com oxigênio e sobrevivendo na dificuldade extrema, sem conforto, sem dignidade?


Se oxigênio e água doce são as principais riquezas da humanidade, e nos temos aqui a maior fonte destas riquezas em nossas terras, porque temos que viver miseravelmente?
Porque gente de fora vem aqui tentar determinar onde devemos construir nossas hidrelétricas se em seus países ninguém pode dar opinião, se nem mesmo assinam tratados como o de Quiotto, que ajudaria a diminuir a poluição em todo o planeta?
Como um país pode crescer sem energia?
É apostando nisso, na falta de energia que estas organizações não governamentais tentam barrar o crescimento econômico do nosso Brasil.


Não se pode fazer hidrelétrica nos centros urbanos, pois alagaria as cidades, agora também não querem permitir a construção de hidrelétricas nos rios selvagens, pois vais alagar as florestas, então vamos viver no escuro e parar nosso crescimento econômico, do contrario os gringos vão ficar chateados conosco... que o apito dos gringos nunca mais nos intimidem, e que os brasileiros aprendam a amar o seu país acima de tudo, sem esquecer que o orgulho de um país é o seu povo, e o povo so tem orgulho quando tem vida digna. DIGNIDADE AOS BRASILEIROS DA AMAZÔNIA, DE TODAS AS ETNIAS.

6 comentários:

  1. Eu achei o texto muito bom...a intenção é boa, mas como apenas intenção não basta, cabe algumas ressalvas..."Gringo da Casa" desculpe a sinceridade, mas em uns pontos do seu texto dá mesmo para notar que foi um "gringo" que escreveu, transmite mais ou menos a mensagem: "Vamos pensar em nós, em nosso povo, em nosso desenvolvimento econômico e o resto do mundo que se dane! Cada um que faça sua parte!"
    Meu querido você não esta errado...mas desse jeito a humanidade vai continuar igual...um bando de egoístas!!!
    [no próximo comentário segue outra visão do assunto]

    ResponderExcluir
  2. [1ª PARTE]
    Falar de um assunto tão amplo, de maneira tão simplista e unilateral, é um pouco "inadequado". É bem verdade que a Amazônia é do BRASIL, e ninguém melhor do que nós para cuidar de um patrimônio que é nosso, afinal os países que hoje se julgam os melhores para preservar a nossa floresta, não souberam nem cuidar do que era deles. Como dizem por aí: "Melhor um grama de exemplos do que uma tonelada de conselhos."
    Só que construir mais hidrelétricas em nada vai ajudar as comunidades amazônicas. Que elas precisam ser ouvidas antes de se tomar decisões que as afetem, isso é verdade, mas as necessidades delas não serão sanadas com hidrelétricas, elas precisam ter seus direitos essenciais garantidos, que é: acesso à educação de qualidade, moradia decente, saneamento básico (por sinal o Brasil inteiro precisa disso, já que aproximadamente 90% do esgoto brasileiro é despejado nos rios e mar sem nenhum tipo de tratamento), emprego, lazer, saúde, etc...

    ResponderExcluir
  3. [2ª PARTE]
    Além do mais, quando o assunto é energia o Brasil se destaca em relação a muitos países, possuimos a maior hidreletrica em funcionamento e em capacidade de geração de energia do MUNDO (Hidreletrica de Itaipú, localizada na fronteira do Brasil com o Paraguai). E não apenas esta, o Brasil possue mais de 100 hidreletricas, muito mais que 100 se considerarmos as pequenas centrais hidreletricas brasileiras.
    Vamos considerar que realmente o Brasil necessite de mais produção de energia para que haja desenvolvimento econômico, existiriam outros meios - que não a construção de mais uma hidreletrica - já que o Brasil tem toda condição de explorar formas de produção de energia mais "limpas", renováveis e com menos impacto ambiental, como é o caso da energia eólica (ventos) e solar.
    Tenho certeza que se fôssemos perguntar para as comunidades amazônicas, se elas iam querer que alaguemos a floresta para construir hidreletricas para impulsionar o desenvolvimento econômico do Brasil, a respostas seria NÃO, porque estaríamos exterminando de uma vez por todas o maior patrimônio mundial em flora e fauna; desperdiçando solo fértil, mas principalmente tirando essas comunidades de sua terra, matando seus costumes, suas origens...e o pior de tudo, para favorecer apenas os grandes empresários e os políticos brasileiros. O PROBLEMA DA MÁ DISTRIBUIÇÃO DE RENDA CONTINUARIA ATORMENTADO A POPULAÇÃO.

    ResponderExcluir
  4. [3ª PARTE]
    Então, querido "Gringo da Casa" o trecho de seu texto que diz: "Não se pode fazer hidreletrica nos centros urbanos, pois alagaria as cidades, agora também não querem permitir a construção de hidreletricas nos rios selvagens, pois vais alagar as florestas, então vamos viver no escuro e parar nosso crescimento econômico, do contrário os gringos vão ficar chateados conosco...", NÃO CONCORDO!! Pois alagar a Amazônia seria uma LOUCURA, não haveria mais as árvores que evitam a erosão do solo, fazendo com que os leitos dos rios não sejam aterrados e consequentemente desapareçam; não teríamos mais a grande produção de oxigênio e sequestro de carbono, motivo pelo qual a Amazônia é chamada de "pulmão do mundo"; milhares de animais e plantas entrariam em extinção e as comunidades amazônicas seriam gravemente prejudicadas, então NINGUÉM sairia ganhando.
    Além do mais, com um impacto ambiental tão devastador, o clima seria abalado, as chuvas não seriam tão frequentes e "controladas", os rios acabariam secando e terminaríamos sem floresta, sem rios e consequentemente sem hidreletrica! Só restaria mais fome, cede e miséria...
    Com idéias tão boas quanto essa, não é atôa que o mundo esteja desse jeito...rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  5. Baiana, gostei muito a sua opinião em relação ao conteúdo desse texto! Quero te agradecer por sua contribuição.

    Mas existe uma detalha bem interessante: o fato que você acha que o texto foi escrito por um gringo (...). Me desculpe Baiana, foi um conterrâneo mesmo que escreveu o texto: Arciso Antonio.

    Sera que a maneira que você leu o texto, a sua interpretação e com isso sua reação, foram baseado no preconceito que você tem de um gringo?

    ResponderExcluir
  6. Não precisa se desculpar... sua observação foi excelente...
    Realmente é uma pena que um brasileiro tenha se deixado influenciar tanto pelos moldes estrangeiros...lamentável!
    Os bons costumes estrangeiros não vejo meus conterrâneos imitando, mas o lado mesquinho e egoísta...
    E quanto a mim, não tenho preconceito nenhum contra os estrangeiros, muito pelo contrário, mas alguém tem q ficar com a dificil tarefa de gerar confrontos positivos, e para isto fui chamada aqui...rsrsrs

    ResponderExcluir